Urologia

Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do pênis dos homens. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). As adrenais acabaram entrando na especialidade devido ao aspecto cirúrgico das doenças tumorais das supra-renais. Quando tem indicação cirúrgica de tumor de supra-renal o endocrinologista encaminha para o urologista.

Nos homens, o sistema urinário está integrado com o sistema reprodutor, ao passo que nas mulheres o trato urinário se abre na vulva. Em ambos os sexos, os tratos urinário e reprodutor estão próximos, o que faz com que os distúrbios de um trato geralmente afetem o outro. A urologia combina o acompanhamento de condições não-cirúrgicas como, por exemplo, infecções do trato urinário, e de condições cirúrgicas, como a correção de anomalias congênitas e o tratamento cirúrgico de cânceres. Estas anomalias na região genital são conhecidas como distúrbios geniturinários.

A urologia está relacionada às áreas médicas da nefrologia, andrologia, ginecologia, proctologia e oncologia.

O que faz um urologista?

Responsável pelo diagnóstico e tratamento de enfermidades relacionadas ao trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor masculino, o urologista precisa de 11 anos de estudo para estar apto a exercer a função. A urologia é uma das subespecialidades com maior campo de atuação. Ela cuida de doenças como cálculo renal, câncer de pênis e testículo, infertilidade masculina, disfunção erétil, entre outros distúrbios.

Quais as áreas de atuação do especialista?

O profissional é capacitado para realizar tanto o tratamento clínico, quanto o cirúrgico, além de ter grande importância para a prevenção de doenças graves a partir da realização de check-ups e exames preventivos, como o de próstata.

O urologista normalmente divide o tempo entre consultório, clínicas de exames e hospitais. O médico pode atender desde recém-nascidos até idosos. Tudo isso torna a urologia uma área bem abrangente, permitindo que o profissional atue da forma que for mais interessante para ele.

O que é necessário para se tornar urologista?

Para conquistar a habilitação para atuar como urologista, o profissional precisa ter formação em medicina, Residência Médica em cirurgia geral e depois em urologia. No total, são 11 anos de formação, somando o tempo de graduação e de residência médica..

Show Buttons
Hide Buttons